top of page

Nutrição no Climatério: sem stress!!





O climatério representa a transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva, dentro deste período de tempo ocorre a menopausa, que corresponde à última menstruação fisiológica da mulher.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, a menopausa é definida por 12 meses consecutivos de amenorreia (interrupção da menstruação), sem outra causa patológica ou psicológica evidente. Em média ocorre aos 50 anos.




Os famosos “sintomas da menopausa” correspondem aos sintomas do período do climatério, que se iniciam de 3 à 7 anos antes da menopausa e são os últimos anos reprodutivos da mulher.


Os sintomas mais prevalentes são: ondas de calor, insônia, irritabilidade, parestesias, palpitações, vertigens, fadiga, cefaleia, artralgia e mialgia, alterações nos cabelos com perda do brilho e queda, e a médio prazo o hipoestrogenismo pode provocar atrofia urogenital, e incontinência urinária. O déficit estrogênico também está associado à maior incidência de doenças coronarianas, aumento do risco de osteoporose e obesidade, porém tais doenças são prevalentes por estilo de vida não saudável.


No climatério, a alimentação saudável e prática de atividade física desempenham um papel fundamental na redução dos sintomas.


Listei abaixo algumas dicas importantes para fase do climatério.


Pratique exercícios:

A prática regular de atividades físicas auxilia na liberação de substâncias químicas cerebrais que regulam a temperatura do corpo e amenizam o “calorão” comum na menopausa.

A prática de exercícios físicos também contribui para o remodelamento ósseo e prevenção da osteoporose.


Técnicas de alívio ao estresse:

Yoga, meditação, contemplar o belo e a vida!


Alimentação equilibrada:

*Vitamina D – suplementos + exposição ao sol, 15 minutos diários;

*Alimentos fonte de cálcio: tofu, gergelim, sardinha, brócolis, leite, iogurte e queijos;

*Alimentos fonte de magnésio: couve, abacate, banana, cereais integrais, uva, nozes, amendoim, grão de bico e peixes;

* Alimentos fonte de w3 – óleo de peixe;

* Alimentos fonte de (ácido gama-linoléico) GLA – óleo de gergelim, prímula e borragem.

* Alimentos fonte de fitoestrógenos – linhaça, soja, tofu, maçã, romãs, morango, uva, vinho, cenoura, inhame, lentilha, broto de alfafa, semente de girassol, gergelim, amêndoas, nozes, café, chá verde, aveia, cevada, germe de trigo, azeite, óleo de girassol e óleo de soja.

* Alimentos fonte de cromo – grãos integrais, vegetais, carnes, ovos e leite e derivados.

Incluir esses alimentos e a atividade física são as principais recomendações para ter um climatério tranquilo e sem stress!



















9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page